Aparelhos receptores reais
MOTORES ELÉTRICOS, RÁDIOS E OUTROS APARELHOS RECEPTORES
TAMBÉM TÊM RESISTÊNCIA INTERNA QUE DISSIPA ENERGIA?
Se a função de uma fonte é transformar uma forma qualquer de energia em energia elétrica, a função do aparelho receptor é exatamente a inversa: transforma a energia elétrica em outras formas de energia. Só que uma das formas de energia sempre presente durante seu funcionamento é a energia térmica, mesmo que sua principal função não seja a de aquecer. A tensão nos terminais de um receptor é calculada pela expressão U = e' + r'. i, sendo U a tensão fornecida pela fonte; e', a tensão utilizada para transformar energia elétrica em outra forma de energia que não seja térmica; r', a resistência interna do receptor; e i, a corrente elétrica estabelecida no circuito.
e' é denominada força contra-eletromotriz (fcem), apesar de esta grandeza não ser uma força.
A simbologia utilizada para o receptor é parecida com a da fonte, porém o sentido da corrente elétrica é invertido em relação a ela (figura 1-49).
Esquema do receptor Esquema do gerador
Escola Estadual Francisco Walcy lima Diretora: Professor: José Silvano dos Santos Aluno (a)-------------------------------------------------------------------------Nº------- Aluno (a)------------------------------------------------------------------------Nº---------- Data: ----/----/----/ turma:- ------ turno:- ----- Avaliação 1) Uma espira circular, contida no plano desta folha, é percorrida por uma corrente elétrica continua, como indica a figura. a) 2) Um imã e colocado próximo de uma espira percorrida por corrente elétrica, conforme a figura. Verifique se entre esses elementos há atração ou repulsão. 3) Um solenóide é percorrido por uma corrente elétrica constante. Em relação ao campo magnético no seu interior, pode-se afirmar que depende: a) Só do comprimento do solenóide b) Do comprimento e do diâmetro interno. c) Do diâmetro interno e do valor da corrente. d) Do numero de espiras por unidade de comprimento e do valor da corrente. 4) Esquematize as linhas de indução magnética de um imã: |
Figura 1-49: Observe que o sentido da corrente no receptor é o inverso do sentido da fonte.
Num circuito contendo fonte, receptor e resistor, a tensão fornecida deve alimentar o resistor e o receptor. Veja um circuito deste tipo na figura 1-50:
“Figura 1-50: Como ê, é maior que ê” ê, é uma fonte e ê, é um receptor.
Vamos conhecer a expressão que permite o cálculo da corrente elétrica que faz funcionar tais aparelhos. A tensão fornecida pela fonte é:
U = e-r.i (I)
Como o resistor e o receptor estão ligados em série, temos:
U = R . i + e2 + r 2 • i (lI)
Para determinar a corrente elétrica neste tipo de circuito, igualamos (I) com (II):
e1-r1. i=R. i + e2 + r2. i
e1-e2=R.i +r2.i+r1. i
I=
Esta expressão indica que o valor da corrente, quando um resistor e um receptor estão ligados em série, é calculado através do quociente da diferença entre a fem e a fcem pela sorna das resistências elétricas internas do gerador, do receptor e do resistor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário