2) Têm-se três cartões, um branco, um vermelho e um azul. como se apresentam esses artões num ambiente iluminado pela luz vermelha?
3) Antigamente, quando se acreditava que a Terra estivesse em repouso no centro do Universo, os navegadores orientavam-se pela observação do movimento aparente das estrelas no firmamento. Hoje, embora com técnicas e instrumentos modernos, os navegantes continuam se orientando pelas estrelas e admitindo que a Terra esteja em repouso no centro do Universo. Como você justifica esse procedimento? Não é um erro supor que a Terra esteja em repouso no centro do Universo?
4) A primeira lei de Kepler afirma que “os planetas giram em torno do Sol em órbitas elípticas e o Sol ocupa um dos focos da elipse”, um estudante concluiu que o verão ocorre quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio), e o inverno, quando ela está mais afastada (afélio). Você concorda com a conclusão do estudante? Justifique sua resposta lembrando-se dos estudos de geografia.
5) Explique como Newton concluiu que deveria existir uma força atuando sobre os planetas. Qual é a natureza dessa força e quem é o agente responsável?
6) Se a lei da Gravitação Universal vale para todos os corpos do Universo, por que não se observa a atração entre os corpos de nossa vida diária? Por que um lápis não atrai uma borracha, por exemplo?
7) A força de atração do Sol sobre a Terra vale, aproximadamente, 4 . 10 22 N. Qual seria a intensidade dessa força se:
a) a massa da Terra fosse duas vezes menor?
b) a massa do Sol fosse três vezes maior?
c) a distância entre o Sol e a Terra fosse duas vezes maior?
8) (Santa Casa—SP) A terceira lei de Kepler afirma que “os quadrados dos tempos de revolução dos planetas são proporcionais aos cubos de suas distâncias médias ao Sol”. De acordo com essa lei, é correto dizer que:
a) planetas mais afastados do Sol são mais velozes.
b) dependendo de suas massas, planetas diferentemente afastados podem ter a mesma velocidade.
c) o “ano” de Mercúrio é menor que o da Terra.
d) as velocidades dos planetas são inversamente proporcionais aos quadrados das distâncias ao Sol.
e) todos os planetas do sistema solar têm a mesma velocidade angular
9) (PUC—MG) Dois corpos celestes de massas m1 e m2 estão
separados por uma distância d. O módulo da força de atração gravitacional entre eles é F. Reduzindo-se a distância para d/3, a nova força gravitacional é:
a) F/3
b) 9F/4
c) 4F
d) 9F
e) 3F
10) (UEL—PR) Se existisse um planeta cuja massa fosse o dobro da massa da Terra e cujo raio fosse o dobro do terrestre, a aceleração da gravidade na superfície do planeta seria aproximadamente, em m/s2, igual a:
a) 20
b) 10
c) 7,5
d) 5
e) 2,5
11) (Fuvest—SP) Considere um satélite artificial em órbita circular. Duplicando a massa do satélite sem alterar o seu período de revolução, o raio da órbita será:
a) duplicado. d) reduzido à quarta parte.
b) quadruplicado. e) o mesmo.
c) reduzido à metade.
12) Duas partículas de massas respectivamente iguais a M e m estão no vácuo, separadas por uma distância d. A respeito das forças de interação gravitacional entre as partículas, pode-se afirmar que:
a) têm intensidades inversamente proporcionais a d.
b) têm intensidades diretamente proporcionais ao produto
Mm.
c) não constituem entre si um par ação e reação.
d) podem ser atrativas ou repulsivas.
e) teriam intensidade maior se o meio fosse o
Estas Questoes sera resolvida
Nenhum comentário:
Postar um comentário